sábado, 14 de julho de 2007

j.a.r (biografia como qualquer intelectual gosta de fazer)

José André Ramos nasceu a 25.5.84 na maternidade de Viseu, freguesia de Sta. Maria, mas foi registado em Mangualde, cidade onde viveu (e ainda vive) até aos 18 anos. Filho de um engenheiro portuense de Miragaia e de uma educadora de números algarvia do Purgatório, mas nunca deu nada pelas ciências numéricas e racionais concebendo o mundo como sucessivos acasos.
Quando se decidiu pela arquitectura a avó deu-lhe 2 livros do Siza e comprou um catálogo internacional de arquitectura e percebeu o que se fazia em arquitectura e o que havia de bom.
Aos 18 anos mudou-se para o Porto (cidade que admira mais do que a si próprio) para estudar arquitectura, antes disso nada de especial aconteceu e depois disso pouco mais. Morou 4 anos num ap.43 da Oliveira Monteiro promovendo jantares, tertúlias e transformando a sua casa num atelier onde entravam e saíam a futura nata da arquitectura portuguesa. No 5º ano apercebeu-se que a sua vida era demasiado perfeita e definitiva e arriscou um ano em Roma, que logo se arrependeu percebendo que o seu lugar era no Porto.
Mora num quinto piso da rua da Boavista: á volta 7 cafés e 5 tabacarias.
Gosta de cidades mais do que de arquitectura e espera que o seu campo de intervenção seja esse.
Espera viver no centro histórico do Porto, numa casa recupera da por si (pelo Mendes Ribeiro ou por outro gajo qualquer seu amigo que sabia mais de arquitectura que ele) a 10mn a pé do seu atelier, café e galeria expositiva que partilha com a sua namorada pintora.
Ambiciona morrer aos 71 anos porque gosta do número e porque o cancro dos pulmões não deve dar para mais, escrever um livro e ter uma filha chamada Yael…

Nenhum comentário: